Que ironia! O último livro da Bíblia começa com as palavras: "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar ..." (Ap 1:1). Entretanto, para muitos leitores da Bíblia, este livro é mais um livro de mistério e confusão do que revelação e esclarecimento. É iminente o Armagedom? Estão as novas políticas econômicas introduzindo a marca da besta? O que são os 1000 anos do capítulo 20? As questões continuam enquanto as respostas dos homens (muitos deles mal orientados), se multiplicam.
Autores sensacionalistas vendem milhões de livros ligando estas imagens bíblicas com as manchetes do dia. Igrejas atraem multidões atualizando a Bíblia (especialmente seu livro final), como uma mensagem específica para os tempos modernos. Uma grande variedade de seitas emergem nos tempos modernos por causa dos homens que declaram que as profecias apocalípticas estão sendo cumpridas agora.
O que o estudante honesto da Bíblia deveria fazer com este livro no fim da Bíblia? Deveríamos nos retrair com medo dos cumprimentos assustadores nos noticiários da noite? Deveríamos orgulhosamente cantar vitória sobre as forças do mal cada vez que uma nação ou líder ímpio cai do poder? Deveríamos fechar nossas Bíblias em perplexidade e confusão, concluindo que este livro esconde mais do que revela?
O livro de Apocalipse demonstra, além de qualquer dúvida, o poder de Deus para vencer o diabo e seus servos. Para comunicar esta mensagem e encorajar os santos angustiados quando enfrentavam a perseguição, o Apocalipse convida os leitores a olhar "atrás dos cenários" para verem o lado espiritual das lutas que freqüentemente desafiam a fé:
O CAPÍTULO 1 apresenta um retrato de Jesus em todo o seu poder e glória. Freqüentemente pensamos em Jesus em cenas de aparente fragilidade. Por exemplo, podemos pensar num recém-nascido indefeso nos braços de sua mãe, ou numa figura moribunda, aparentemente vencida, suspensa a uma áspera cruz de madeira. Jesus foi um nenê. Ele morreu numa cruz. Mas Jesus É o vitorioso e poderoso "príncipe dos reis da terra" (Ap 1:5). Tudo o que se segue neste texto surge desta importante imagem de Cristo. Ele está no comando. Seus seguidores podem sofrer, mas nada têm a temer. No final, os justos serão vitoriosos!
OS CAPÍTULOS 2 E 3 contêm cartas a sete igrejas na Ásia. Estas cartas seguem um padrão regular de:
-Saudação.
-Lembrança da posição de Jesus, que está enviando as cartas.
-Avaliação da condição da congregação (usualmente incluindo elogio das boas qualidades e crítica das falhas).
-Apelo à ação (freqüentemente um chamado ao arrependimento, unido ao encorajamento a serem fiéis a despeito das dificuldades da situação deles).
-Lembrança do galardão à espera daqueles que continuarem a servir fielmente.
OS CAPÍTULOS 4 E 5 demonstram a posição do Pai e do Filho. Numa visão maravilhosa, João tem permissão para ver o trono de Deus, cercado por seus servos em adoração (capítulo 4). O próximo capítulo volta a atenção para Jesus que, por causa de sua vitória sobre a morte, é achado digno de abrir os selos do livro que revelará o plano de Deus para a vitória total sobre as forças de Satanás. Ele também merece louvor e adoração dos fiéis.
NOS CAPÍTULOS DE 6 ATÉ 20, se encontram numerosas demonstrações de vingança e punição. A maior parte da mensagem destes capítulos é organizada em séries de sete (sete selos, sete trombetas, sete taças da ira de Deus). Lembre-se de que o número sete simboliza a perfeição. A história nunca termina enquanto não chegamos à parte sétima e final. Em alguns pontos, durante a batalha, pode parecer que o diabo está ganhando a guerra. Este livro oferece esperança aos fiéis em que Deus e seu exército justo serão vitoriosos. Satanás não pode derrotar Jesus, e não pode vencer aqueles que permanecem fiéis ao Senhor.
OS CAPÍTULOS 21 E 22 destacam a condição abençoada dos santos vitoriosos na presença de Deus. Os privilégios que foram perdidos por causa do pecado de Adão e Eva são restaurados nesta comunhão renovada entre Deus e o homem. Estes capítulos empregam muita da linguagem encontrada em outros textos proféticos para falar da relação dos discípulos fiéis com Cristo, nesta era presente. A bênção da presença de Deus, retratada aqui, também prenuncia a grandeza do céu. Encontramos aqui uma conclusão bela e esperançosa para a mensagem da Bíblia: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouvir, diga: Vem! Aquele que tiver sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." Ap 22: 17
Este é o Blog da Sabedoria Cristã. Aqui você encontrará tudo para seu enriquecimento espiritual: artigos bíblicos, textos de conteúdo teológico, estudos cristãos, informação para o jornal da sua igreja, apologética cristã, além de um e-mail (amigoteologo@hotmail.com) para que você possa tirar suas dúvidas, enviar suas sugestões, saber mais sobre a salvação proveniente de Cristo Jesus. Para ler todos os artigos publicados nesta página, clique em "ARQUIVOS DO BLOG", e boa leitura!
o espirito ea noiva diszem vem
ResponderExcluirpois disse jesus eu sou o caminho a verdade e vida ! e eu digo q jesus os guie eos ilumine para faser a sua obra.
ResponderExcluiramem!