sexta-feira, outubro 02, 2009

POR QUE COISAS RUINS ACONTECE A PESSOAS BOAS?

Você já tentou explicar ou mesmo compreender, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Negócios fracassam; empregos se perdem; dificuldades financeiras ocorrem; entes queridos contraem enfermidades sérias ou morrem, então nos perguntamos: “O que eles fizeram para merecer isso?”. A maioria de nós, sustenta uma visão de “causa e efeito” na vida. Se você faz algo errado, enfrenta as consequências, mas e quando você não fez nada errado? Como lidar com estas coisas ruins? Alguns anos de experiência me ensinaram que é impossível ao homem, que é um ser fraco e limitado, compreender e explicar o agir de Deus, que é um ser Todo-Poderoso e ilimitado. Contudo, refletindo sobre essa antiga questão, creio que Deus providenciou uma analogia que proporciona uma semente de esperança em nossa busca por sentido num mundo de tragédias, calamidades e caos. Lembra-se quando erámos criança, e nossos pais nos levavam ao médico para sermos vacinados? Lembra-se quando o médico se aproximava com aquela detestável injeção? Você provavelmente olhava para seus pais com horror, dor, e medo, sentindo-se traído por eles: “Por que vocês estão permitindo que isso aconteça? Eu achava que vocês me amavam”. Isso é o que se passava em nossa cabeça, e não conseguiamos entender porque eles permitiam aquilo. Nós achavamos que eles não se importavam conosco, que haviam nos abandonados. Sentimentos são naturais. Deus nos fez com sentimentos. Mas não podemos tomar decisões baseadas em sentimentos. Nossas decisões precisam estar fundamentadas na verdade, e esta verdade tem que ser uma verdade absoluta. Por isso, consulto a Palavra de Deus, (Bíblia), diariamente, em busca de sabedoria, orientação e respostas, incluindo para responder à pergunta, “Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?” Vejamos algumas respostas que as Escrituras nos ensinam sobre este assunto:
*Algumas coisas ruins são produtos do mundo decaído que nos cerca:
“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também” (II Timóteo 3.1-5).

*Coisas ruins podem ser usadas por Deus para o nosso próprio bem: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).

*As Escrituras ainda são a resposta para lidar com circunstâncias boas ou ruins da vida: “Desde criança, você conhece as Sagradas Escrituras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.15-17).
Está zangado? Temeroso? Duvida de Deus? Diga isso a Ele. É o que alguns chamam de “oração”. Depois, ouça a resposta Dele. Ele vai falar com você por meio de Sua “carta de amor”, conhecida pelo nome de “Bíblia”.
Talvez você esteja pensando: “Eu já tentei a religião e não funcionou.” Sim, você pode já ter tentado a religião, que é a busca do homem de ser bom o bastante para agradar a Deus, e isto jamais lhe trará respostas. Apartir de hoje, procure um relacionamento pessoal através de Jesus Cristo, e este sim, será o lugar onde você encontrará a resposta que está buscando.

4 comentários:

  1. Realmente, apesar de ser convertido, graças a Deus, ainda fica uma lacuna nesta questão, pois não entendemos como um assalto, uma morte na família ou doenças, apesar de crermos na boa nova, pode nos ajudar, ou melhorar nossa vida. Vi numa notícia de uns irmãos que morreram louvando a Deus, e então pergunto, o que de bom Deus tira disso? Mas em Romanos diz, todas as coisas competem para o bem daqueles que amam a Deus, conforme o descrito acima.
    Deus dá a luz do sol ao crente e ao incrédulo, somente saberemos a diferença de quem serve e quem não serve a Deus no julgamento, pois como disse o Apóstolo Paulo: "se nós esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens". (1Coríntios 15:19)
    O Evangelho é nosso guia e manual de vida, que possamos cada dia entender mais do que a Palavra nos diz, e possamos nos sujeitar a toda vontade de Deus.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. ISTO SE CHAMA COOPERAÇÃO,PRECISAVA DE RESPOSTAS E AQUI PUDE ENCONTRALAS,TUDO ISSO PORQUE ALGUEM SE IMPORTOU EM DEDICAR TEMPO PARA NOS ENSINAR A MELHOR SERVIR A DEUS.
    OBRIGADO. A RECOMPENSA VEM DE DEUS.

    ResponderExcluir
  3. me sinto triste não pelas coisas ruins que acontecem comigo, não tenho tanto medo delas o q me doi é saber que existem servos de DEUS envolvidos com a dor do seu coração. saber que neles naquele momento não há amor, em nós cristãos pode faltar td menos a maior qualidade que Jesus no mostrou ou melhor que DEUS nos mostrou quando deu seu filho "AMOR" AMOR AMOR AMOR.

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."