sexta-feira, julho 02, 2010

UMA ANÁLISE DE MATEUS 5: 19

“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. (Mt 5.19)

A pergunta que surge diante do texto exposto é “como pode alguém ser grande ou pequeno no reino dos Céus?” É essa pergunta que tentaremos responder nesse breve escopo. A quais Mandamentos o texto se refere?
Pelo contexto do capítulo 5 vemos que Jesus está se referindo aos mandamentos da Lei. É preciso salientar que o contexto mostra que essa Lei não é uma referência aos Dez Mandamentos como querem os Adventistas e judaizantes cristãos. Jesus não citou apenas os mandamentos do decálogo. Antes, referiu-se a somente três deles. A saber: versículos 21, 27 e 33. Os demais mandamentos não fazem parte do decálogo. No versículo 38, Jesus trata da questão do “olho por olho”, assunto que se encontra também em Levítico 24.20. No versículo 43, Cristo fala a respeito do “amor ao próximo”, o que também pode ser constatado em Levítico 19.18. Ao abordar sobre a Lei, Jesus referia-se aos cinco livros de Moisés, ou seja, o Pentateuco (Mt 7.12; 11.13; 22.40; Lc 16.16, 29,31). Nessa abordagem, o que percebemos nas conjecturas de Jesus, é que os aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei foram claramente abolidos quando Jesus, nosso cordeiro pascal (I Co 5.7), cumpriu os tipos e predições dessa Lei quanto à sua primeira vinda (cf. Hb 7-10). Nesse sentido, Jesus claramente aboliu os aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei, não destruindo-a, mas cumprindo-a. Jesus tornou-se o fim da mesma (Rm 10.4, II Co 3.14) - Logo, a Lei com seus ritos já passou e uma nova Lei (Apesar de não ser nova) estabeleceu-se. Essa Lei é extraída do princípio moral contido nos mandamentos do VT, ela se expressa num contexto diferente, a saber, num contexto que não é teocrático judaico, mas pessoal e universal. A Nova Aliança tem uma cosmovisão de Lei que lhe é peculiar e próprio a qual podemos classificar de – LEI DE CRISTO OU A LEI DO ESPÍRITO (Rm. 8.2; ICo 9.21; Gl 6.2; Rm 3.27). É por essa Lei e no cumprimento desses Mandamentos que nós vivemos e exercemos a graça de sermos verdadeiros Cristãos. Os cristãos hoje não mais se acham debaixo dos “10 Mandamentos” ou “613 Mandamentos” da Torá, mas debaixo da Lei de Cristo e por ela vivem.

O Reino dos Céus
O Dr. J. Davis diz o seguinte sobre o Reino dos Céus: “O reino dos céus vem a ser a ‘Igreja invisível’ - É a república dos filhos de Deus” (Cf. Mt 13.24, 31, 33, 44, 45; Mc 4.11, 26, 30; Lc 14.15; 17.20). ¹

Grande e pequeno no Reino
Os que interpretam erroneamente e assim ensinam, levam outros inocentes a errar por seus ensinos desprovidos de conteúdo claro e fidedigno – assim, apesar de servos de Cristo, pessoas estariam no Reino, mas sem desfrutar de todos os benefícios do amor de Deus devido a um ensino equivocado da Graça de Cristo. Quem não aprende e entende corretamente o ensino da Graça, torna-se um cristão sem riqueza de conteúdo, vivem secos e sem vida. No Reino de Cristo, homens como aqueles antigos mestres do judaísmo – que eram radicais no ensino da legalidade - teriam pouca importância, em contraste com a posição antes ocupada – os adoradores não seriam presos ao Templo e nem às legalidades sacerdotais (Jo 4.23,24, Hb 7.12). O cristão tem a obrigação de compartilhar corretamente a sua fé e explicitar com amor e mansidão a todos que lhe pedirem o motivo da sua esperança (I Pe 3.15). É assim que um crente em Jesus torna-se grande no Reino. O apóstolo Paulo parece ensinar a mesma coisa em I Co 3.13-15: “... manifesta se tornará a obra de cada um... se permanecer a obra de alguém... receberá galardão... se queimar, sofrerá o dano... será salvo, todavia, como que através do fogo”. A medida da nossa fidelidade a Deus, aqui, determinará a medida da nossa recompensa no céu. O serviço e ensino bem feito, segundo o beneplácito de Deus, merecem galardão dado pelo Pai eterno – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15.58).

2 comentários:

  1. Fé é pisar no degrau sem ver a escada!

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão,

    Obrigada pelo vosso esclarecimento sobre ser grande e pequeno no Reino. Sobre a lei entendo que ela se cumpri e finaliza em Cristo, ou seja devemos viver e praticar os ensinamentos do Cristo em sua essência não em nos rituais praticados do AT.

    Porém, gostaria de esclarecimentos sobre o versículo 20, onde diz: "Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".
    Entendo que o conceito de justiça é muito amplo e gostaria de uma explicação mais teológica.

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."