segunda-feira, agosto 09, 2010

O PODER DA ADORAÇÃO

A Bíblia tem muito a dizer sobre adoração. Os termos adorar, adoração e adoradores aparecem quase 200 vezes por toda a Bíblia. Há ainda centenas de outras passagens que descrevem vários atos de adoração, mas onde a palavra não é mencionada especificamente.

*Abel adorou ao Senhor, pela fé, ao oferecer a Deus um sacrifício mais excelente do que o de Caim. Comparar Gênesis 4:1-5 e Hebreus 11:4.

*Noé adorou quando "edificou? um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo, e de toda a ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar". Gênesis 8:20.

*Abraão adorou quando ! à ordem de Deus ! tomou o filho amado, Isaque, e fez uma viagem de quase três dias à terra de Moriá, a fim de oferecê-lo em sacrificio sobre o altar. Gênesis 22:1-14 e Hebreus 11:21.

*Jacó adorou ao contemplar as promessas da aliança de Deus em relação à terra de Canaã. Gênesis 17:28-31 e Hebreus 11:21.

*Os filhos de Israel adoraram quando entenderam que Deus olhara para a aflição deles. Êxodo 4:31.

*A reação de Moisés foi de adoração quando o Senhor passou diante dele, pois proclamou: "O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração". Êxodo 34:6-8.

*Josué caiu por terra e adorou ! como está registrado em Josué 5:14.

*Gideão adorou após Deus lhe assegurar a vitória sobre os midianitas. Juízes 7:15.

*Samuel adorou. 1 Samuel 1:28.

*Davi adorou após a morte do filho que Bate-Seba lhe dera. Em 2 Samuel 12:19-20, lemos: "Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou". 2 Samuel 12:19-20.

*Os levitas adoraram ao Senhor na época do rei Ezequiel, após o templo ser purificado e o culto a Deus restaurado. 2 Crônicas 29:30.

*Os anjos adoraram quando Deus trouxe Seu Filho Unigênito ao mundo. Hebreus 1:6.

*Os magos, que vieram à Belém logo após o nascimento de Jesus; "Entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra". Mateus 2:11.

*Os Apóstolos adoraram ao Senhor ressurreto. A Bíblia diz que "quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram". Mateus 28:17.

*Paulo adorou. Atos 24:11-14.

É claro que a Bíblia fala em muitos lugares sobre aqueles que se envolvem em adoração falsa: "em vão me adoram", Mateus 15:9; "fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram", Êxodo 32:8; "e fizeram um ídolo do bosque, e se prostaram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal", 2 Reis 17:16; "inclinaram-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos", Isaías 2:8. Mas Jesus tinha prazer na verdadeira adoração: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás". Mateus 4:10. Os crentes adoram a Deus em espírito e em verdade, regozijando-se continuamente em Jesus Cristo, e não confiando de modo algum na carne. Veja João 4:24 e Filipenses 3:3. Devemos ver então que cada ser humano adora alguma coisa. É uma característica natural inata. Há um objeto, uma pessoa, uma filosofia, um feito, um motivo, uma divindade em algum lugar que é entronizado dentro de cada pessoa. A própria composição humana exige adoração! Cada atividade de ser, toda a energia da vida, a devoção dos poderes ! tudo é forma de adoração. Um homem não pode viver sem elas. Não existe ninguém sobre a terra que não tenha, de algum modo, no coração, na vida, na essência do seu ser, um ninho no qual existe uma divindade a quem adora. Isto não significa que os homens por natureza são verdadeiros adoradores de Deus, mas adoradores assim mesmo. Digo por experiência própria que um perdido adora acima de tudo a si mesmo, com todo o coração, toda a alma e toda a mente. As únicas pessoas que podem adorar a Deus, e adorá-lO de maneira aceitável, são as que receberam uma natureza nova através de uma obra da graça de Deus. A pessoa que nasceu de novo tem a lei de Deus em seu íntimo e escrita em seu coração. Ela tem um desejo e impulso novos de adorar a Deus; e porque o Espírito Santo habita dentro dela e lhe ensina, pode então adorar a Deus em espírito e em verdade.

O QUE É A VERDADEIRA ADORAÇÃO?
A palavra "adorar" hoje em dia é usada comumente de maneira geral, indefinida e negligente. Temos a tendência, por exemplo, de nos referir aos cultos domingueiros como "adoração pública", embora muitas vezes haja muito pouca adoração. Ler a Bíblia e meditar sobre o que leu não é adoração. Pode ajudar, mas não é adorar. Ouvir o sermão não é adorar. Orar não é adorar. Talvez seja, e com certeza deve ser, acompanhado de adoração, mas não o é em si mesma. Cantar não é necessária nem especificamente adorar, embora hinos de louvor cantados com o espírito apropriado podem expressar adoração. Adorar é deixar que a alma se curve em contemplação reverente diante do objeto adorado. Adorar a Deus é curvar-se diante d?Ele em meditação de amor e contemplação dEle mesmo:

"Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhamos diante do Senhor que nos criou". Salmo 95:6.

"E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram". Êxodo 4:31.

"E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque sua benignidade dura para sempre". 2 Crônicas 7:3.

"Então Josafá se prostou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o". 2 Crônicas 20:18.

Eis algumas citações tiradas de fontes diversas:
*Adorar de verdade é erguer-se e aproximar-se de Deus na mente, coração e espírito. Não é um mero ato exterior e formal.

*Adoração é quando a alma do crente sobe a Deus em louvor e admiração sinceros. A verdadeira adoração a Deus é feita de maneira sincera e sensível.

*A verdadeira adoração é a alma e essência da religião do crente. Chegamos diante de Deus em adoração ! aproximamo-nos dEle a fim de oferecemos nosso louvor e sacrifícios.

*A verdadeira adoração é a expressão característica e essencial de viver na realização da presença íntima de Deus.

*Adorar é ser absorvido com Deus. É o que há de mais profundo em nós querendo conhecer o que há de mais profundo em Deus. Veja Salmo 42:7.

*Adoração é a reação dos crentes, de tudo o que são ! mente, emoções, vontade e corpo ! ao que Deus é, diz e faz. Esta reação tem seu lado espiritual na experiência interior da alma e também o lado objetivo da obediência prática à vontade revelada de Deus.

*A palavra "adorar" vem do latim "adorare". O significado é "dar valor a alguém ou atribuir valor a algo". Adorar é, essencialmente, reconhecer o valor de Deus. É reconhecer que Deus é digno de ser adorardo. Do ponto de vista linguístico, tem o mesmo significado de "louvar" a Deus ou "glorificar" Seu nome.

*A palavra hebraica "shakah" traduzida como adorar no Antigo Testamento significa "curvar-se, suplicar humildemente, mostrar reverência, prostrar-se ou expressar reverência". A reverência e a humildade são elementos absolutamente necessários à verdadeira adoração.

No Novo Testamento, a palavra grega que corresponde a "shakah" é "proskuneo", que significa "beijar (como um cão quando lambe a mão do dono), prostrar-se em reverência ou reverenciar". Já possuiu um cachorro? Provavelmente ao chegar em casa, à noite, ele pula de alegria ao vê-lo, balançando o rabinho, lambendo-lhe a mão, dando-lhe um benvindo digno de rei. Talvez, outras vezes, apenas se sente ao lado da cadeira, ou estenda todo o corpo sobre seus pés. Os cães desejam o contato físico com os donos. O povo de Deus deve ter uma reação semelhante quando Deus se aproxima de sua alma! O próprio pensamento da presença de Deus deve nos estimular e afetar nossa alma. Devemos ansiar por estar em Sua presença. Mas não vamos ficar satisfeitos em só estar perto do Senhor; vamos nos jogar em Seu seio, em adoração!

POR QUE É IMPORTANTE ADORAR?
É importante adorar a Deus porque, Deus é importante! Ele tem a primazia! E na adoração verdadeira Deus recebe toda a honra e glória, todo o louvor e gratidão, toda a adoração e devoção, toda a atenção e reverência, toda a admiração e estima. Em outras palavras, através de nossa adoração, mesmo que nossos esforços sejam débeis, Deus é exaltado pela perfeição do Seu caráter e pela grandeza de Sua pessoa. Ele é reconhecido como o único e verdadeiro Deus; o Deus eterno, imutável, onipotente e soberano. Admitimos Seu senhorio majestoso. Confessamos que só Ele é digno de consideração. Homens e anjos não são nada, o mundo não é nada, a criação inteira não é nada quando comparados a Deus. Ele é exaltado acima de toda a criação!

2 comentários:

  1. Muito bom o seu estudo.
    Estou buscando fontes de inspiração para implementar a cultura da Adoração em um grupo de louvores batista.
    Achei o seu estudo sensato, direto e de fácil entendimento.
    Deus o abençoe.
    Pr. Roberio Salles

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."