terça-feira, maio 12, 2009

JESUS FICOU REALMENTE 3 DIAS E 3 NOITES NO TÚMULO?

Respondendo ao pedido dos escribas e fariseus, Jesus disse: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra” (Mateus 12:40). Esta afirmação tem sido a base para várias conclusões contraditórias. Alguns criam uma cronologia diferente, negando o significado de passagens que dizem que Jesus foi crucificado na “véspera do sábado” (Marcos 15:42; cf. Lucas 23:54) e que foi ressuscitado cedinho no primeiro dia da semana (Mateus 28:1-6), que era o terceiro dia (1 Coríntios 15:4). Outros usam esta dificuldade para dizer que a Bíblia não é confiável, que ela se contradiz.
Pois bem, a Bíblia foi escrita principalmente em hebraico e grego, e estes idiomas, como outros, usam suas próprias maneiras de se expressar, inclusive diversas expressões idiomáticas. Jamais forçaríamos uma interpretação literal de expressões comuns como “pisar em ovos”, “perna-de-pau” ou “bater na mesma tecla”.
As línguas antigas também tinham suas expressões próprias – palavras ou frases figuradas ou idiomáticas. Um exemplo disto é a contagem de tempo pelos judeus. O Rabi Eleazar Bar Azaria (100 d.C.) explicou: “um dia e uma noite fazem um ‘yom’ (24 horas), mas um ‘yom’ começado, vale um ‘yom’ inteiro”. Entendendo esta maneira de se expressar, compreendemos que um período que inclui parte da sexta-feira, o sábado inteiro e parte do domingo poderia ser descrito como “três dias e três noites”.
Há vários exemplos na Bíblia onde parte de um dia é contada como se fosse um dia inteiro. Ester falou que ia falar com o rei depois dos judeus jejuarem por três dias, e ela entrou na presença do rei “ao terceiro dia”, e não ao quarto dia, que seria literalmente depois dos três dias de jejum (Ester 4:16; 5:1). Roboão mandou que Jeroboão voltasse a ele “após três dias”, e Jeroboão obedeceu quando voltou “ao terceiro dia” (2 Crônicas 10:5,12).
Jesus falou que ressuscitaria “no terceiro dia” (Mateus 16:21; 17:23; 20:19), ou “depois de três dias” (Marcos 8:31; 10:34). Até os inimigos de Jesus entenderam o significado das profecias sobre a ressurreição. Para eles, “depois de três dias” significava “ao terceiro dia” (Mateus 27:63-64).
Quando juntamos todas as evidências, podemos entender que Jesus ressuscitou no terceiro dia, cumprindo perfeitamente as profecias sobre sua morte, sepultamento e ressurreição.
"QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ A IGREJA..." Ap 3: 17

9 comentários:

  1. amei a explicação dos tres dias e tres noites muito obrigado a contento ..paz

    ResponderExcluir
  2. jesus morreu na sexta descansou no sabado e ressurgiu no domingo confirmando o sabado como eterno e imutavel dia de descanso para os cristaos e isso prova que ele nao passou 72hs na sepultura.

    ResponderExcluir
  3. ivonilservodeYahshuahsegunda-feira, maio 16, 2011

    nome do eterno na sua forma plena.
    .....................Yahweh (Yarrueh) f plena
    .....................yahu forma trilitera
    ......................Yah f bilitera.
    portanto, o nome do filho Yahshuah tem em sí o
    significado pleno de" Yah+Shuah=yahweh é Salvação.
    Yah prefixo do nome do pai yahweh, Shuah=Salvação.
    Por falta de uma melhor informação formaram
    os grupos....de Yahweh.
    .................Yahu.
    ..................Yah.
    Se todos nós procurássemos aprender mais e ensinar menos; seguindo o sábio conselho de Ya´akov (Tiago)...não quereis muitos de vós ser mestres...não se teria tanta confusão, numa questão relativamente simples. Infelizmente nós brasileiros temos este fraco; gostamos muito de ensinar as coisas sem te-las aprendido, o que é muito grave.
    Shalom a todos os que amam o mashiach com um coração sincero.

    ResponderExcluir
  4. Falando sobre sua morte e ressurreição Yahshuah deu o sinal dizendo...pois como Yonyah (Jonas) esteve três dias e três noites no ventre do monstro marinho, assim ficará o filho do homem três dias e três noites na sepultura; Mattytiahu (Mateus) 12,40. Três dias e três noites equivalem a 72 horas. Exemplo 3X24=72. Entretanto se fosse como diz a tradição cristã que o Mashiach morreu na sexta feira à tarde e ressuscitou na manhã do primeiro dia da semana (Domingo). Yahshuah teria ficado na sepultura somente 36 horas. Vejamos; da noite de sexta feira para o Shabbat uma noite; sabado um dia; de sábado para domingo outra noite; ou seja; duas noites e um dia perfazendo um total de apenas 36 horas, a metade do tempo profetizado pelo Mashiach e dado como sinal de sua missão como enviado de Yahweh. Neste caso onde ficou a outra noite e os dois dias que faltaram para completar os três dias e três noites que o Mashiach falou?.
    A matemática sobre o tempo do Mashiach na sepultura, torna-se simplificada e exata. Vamos retroceder no tempo e buscar a outra noite e os dois dias que faltaram na profecia cronológica do próprio Yahshuah, de três dias e três noites-72 horas. A verdade é a seguinte, o mashiach foi pregado no madeiro na hora sexta (meio dia), morreu na hora nona (3 da tarde) sendo sepultado ao pôr do sol (6 da tarde) da quarta feira dia 14 de Abbib. Ficou no sepulcro a noite de quarta para quinta feira(uma noite) o dia de quinta feira 15 de Abbib(um dia) a noite de quinta feira para sexta (duas noites) o dia de sexta feira 16 de Abbib(dois dias) a noite de sexta feira para sabado (três noites) o dia de Shabbah 17 de Abbib(três dias) . E ressuscitou logo após o pôr do sol do Shabbah; Isto é, nos primeiros minutos do primeiro dia da semana (Domingo)dia 18 de Abib.
    Façam as contas e verão que dão exatos três dias e três noites=3X24=72.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se explica isso? Existe provas literais nesse aspecto?

      Excluir
  5. IVONIL SERVO DE YAHSHUAH
    SÁBADO, 3 DE SETEMBRO DE 2011
    A ÁRVORE DA VIDA


    O MASHIACH COMO A ÁRVORE DA VIDA


    Entre a rua principal e o rio, estava a Àrvore da vida (Ertcz Chayim-hebraico) que produz doze frutos dando o seu fruto a cada mês; Revelação 22,1-3.Várias vezes na Biblia, Àrvore é símbolo de homem; Exemplos...Diz a Faraó rei do Egito...tú és como um cipreste, um cedro no Líbano de bela ramagem...de alto porte, com o seu cimo entre as nuvens...e mais elevado que o de todas as àrvores...seus ramos se multiplicaram seus galhos se alongaram...era bela no seu grande porte, com os longos galhos...tal é Faraó; Yachezk ýahu (Ezequiel) 31,2,18.
    Y´chanan o imersor (Joâo Batista) Comparando o homem à Àrvore disse...o machado está posto a raiz das árvores, toda árvore pois, que não produz fruto bom é cortada e lançada no fogo; Matittyahu (mateus) 3,10. O próprio Yahshuah comparou a si mesmo à uma Àrvore quando disse..."Eu sou" a videira verdadeira; Y´chanan (João) 15,15. E Sha´úl hashiliac (apostolo Paulo) escreveu que...O Mashiach é a boa oliveira; Romanos 11,16-24.
    Todas essas Árvores mencionadas nas Escrituras Sagradas foram no sentido figurado. Vamos entender pelo Ruach HaKodesh, (espirito santo) o significado da Etz Caym (Árvore da vida). O sábio Shalmon (Salomão) relata que...feliz é a pessoa que encontra a sabedoria...Ela é a árvore da vida para aqueles que a alcançarem. Misheh (Proverbios 3,13-18. E Shaúl Apóstolo explica-nos...pregamos o mashiach a sabedoria de Yahweh; 1ª Cor, 1,24. O próprio Mashiach confirma...por isso diz também a sabedoria de Yahweh...o que me encontrar achará a vida... Lukas, 11,49. Mishlei (Proverbios) 8,1-35.
    Cabalisticamente Yahweh é representado pelas letras hebraicas-Yod-Heh-Vav-Heh ou o tetragrama YHWH que simbolizam os 4 elementos e toda a Àrvore da vida..
    Na verdade aquele a quem for mostrado a ele o Mashiach revelado na Palavra (sabedoria de Yahweh) encontrará a vida eterna. Ele mesmo diz...na verdade na verdade vos digo, que aquele que crê em mim...como diz a Escritura...tem a vida eterna...porque Yahweh...nos deu a vida; e esta vida está em seu filho Yahshuah Hamashiach...quem tem o filho tem a vida; seu filho Yahshuah Hamashiach...é a vida eterna; 1ª Y´chanan (joão) 5,11-20. e 6,47.
    Somente alimentando da Árvore da vida, alguém poderá adquirir vida eterna. Assim a sabedoria de Yahweh nos recomenda...quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna...se vós não comerdes a carne do filho do homem...não tereis vida...Eu vim para que tenham vida; e a tenham; em abundancia-eterna-Y´chanan 6,54,54. e 10,10.

    ResponderExcluir
  6. cont...arvore da vida

    Segundo o relato das Escrituras Sagradas, a vida eterna será adquirida na transformação, e ou, na ressurreição;
    Os mortos no Mashiach, ressuscitarão incorruptiveis, e os que estiverem vivos, serão transformados...porque convêm que isto que é mortal...se revista da imortalidade; 1ª Corintios 15,52,53.
    Ora, se existisse uma Árvore literal que seu fruto desse vida eterna a quem o comesse. Não haveria é " lógico! " a necessidade de que os mortos no Mashiach revivessem em um corpo imortal; e que os vivos fossem transformados em corpos imortais.
    Os Escritos Sagrados nos deixam bem esclarecidos que...Yahshah Hamashiach ...é a ressurreição e a vida Y´chanan (João) 11,25. E que...todo aquele que vê o filho e crê nele, tem a vida eterna...E Eu o ressuscitarei no ultimo dia...porque como...o Pai tem a vida eterna em sí...mesmo...e ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o filho vivifica aqueles que quer; Y´chanan (João) 5,21-26. e 6,40.
    É na ressurreição, e ou na transformação que os escolhidos do Eterno adquirirão a vida eterna. Pois aquele que é ressuscitado e ou transformado em um corpo imortal já não morre...a morte não mais terá poder sobre ele; Romanos 6,9. O corpo humanizado do Mashiach que era mortal e morreu ressuscitou com vida eterna, ou seja, imortal. 1ª Tim,6,16.
    Assim também, todos os redimidos no sangue do Mashiach tomarão parte na primeira ressurreição...a ressurreição da vida...E não mais morrerão...felizes e santos os que tem parte na primeira ressurreição; sobre eles a segunda morte não tem poder; Y´chanan (João) 5,29; Revelação 20,6.
    Portanto, não haverá nenhuma necessidade de comer de algum fruto para se ter vida após a ressurreição da vida. Já que os que dela participarem; virão com a imortalidade garantida segundo as Escrituras. A Etz Chayim-Árvore da vida-produz 12 frutos a cada mês; ao todo 144 frutos por ano. Uma alegoria das 12 tribos de Y´shorul (Israel) vezes os 12 Talmidim (Discipulos ) do Mashiach-12X12=144. O mesmo número de medida da cidade santa(Nova Y´hshalaym) 144 mil estádios, bem como de seu muro 144. Revelação 21.
    Toda essa numerologia emblemática de 144; É um número ilustrativo dos 144 mil assinalados em Revelação capitulos 7, e 14. Que compôem a Kehilah de Yahshuah Hamashiach Ben Yahweh ( congregação de Yahshuah filho de Yahweh) selados com o nome do filho e do Pai; os escolhidos do Eterno.
    ivonil ferreira de carvalho-jatai-go

    ResponderExcluir
  7. ivonilyaveh@hotmail.com... esse é meu imail


    shalom em yahshuah o unico nome que salva!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, excelente explicação. Gostaria de saber o que era a arvore do conhecimento do bem e do mal. Agradeço pela gentileza.
    Meu e-mail: rubenitaportal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."