domingo, novembro 01, 2009

POR QUE NEM SEMPRE É PRIMAVERA EM NOSSAS VIDAS?

Assim como os anos têm diferentes estações e o fim de uma estação não representa o final do ano e, muito menos, da vida; assim como os animais têm suas próprias "estações" (o tempo de acasalar, o tempo de gestar seus filhotes, o tempo de tê-los, o tempo de alimentá-los e o tempo de parar de alimentá-los para que eles procurem por si mesmos as fontes de sobrevivência) e o fim destes ciclos não significa nada mais que o fato de que um período acabou; assim também o ser humano tem "estações" em sua vida. Muitas pessoas sofrem porque não são capazes de compreender (e aceitar) o caráter cíclico da existência. Ficam desesperadas porque olham pela janela e não vêem flores multicoloridas, borboletas bailando no ar e um dia claro sobre si... O que enxergam são nuvens pesadas de chuvas ou árvores nuas e sem graça. A vida não acabou, foi só a primavera que passou, mas outras primaveras virão. E, enquanto este tempo não chega, há muita coisa pra fazer. A vida não pára só porque não é primavera, e nós também não podemos nos deixar paralisar. A arte de saber viver está diretamente ligada à força interior que nos habilita a um poderoso processo de adaptação ao meio e às circunstâncias impostas por este. Uma outra extraordinária lição que podemos aprender com as estações do ano é que quando é verão no hemisfério Sul é inverno no Norte, ou seja, as estações não são as mesmas para todas as pessoas, cada pessoa tem que enfrentar, à seu tempo, a sua própria estação. Além disso, as estações não duram o mesmo tempo em cada parte do globo. Há localidades, como o Recife, que quase não conhecem o outono, mas nem por isso as árvores deixam de renovar as suas folhagem todos os anos. Elas aprenderam (e nós estamos começando a aprender) que renovação é vida, que a mudança é parte essencial do esforço de continuar existindo, que não precisam chorar porque seus frutos e folhas caíram no chão. Quando eu era criança, os brinquedos também tinham suas "estações". Tinha época em que todo mundo jogava bola-de-gude, em outras a distração da criançada era empinar papagaio (alguns chamam de pipa), depois vinha a época de rodar pião e todos tentavam desenvolver a sua arte de fazer acrobacias com o brinquedo de madeira com ponta de ferro. O engraçado é que quando não era época de algum brinquedo ele desaparecia e ninguém sentia falta dele. Os piões, as pipas e as bolas-de-gude sabiam esperar pacientemente em um caixote ou gaveta até que chegasse a sua época novamente. E sempre chegava. Claro que eu gostava mais de determinados brinquedos do que de outros (eu nunca aprendi rodar pião), mas nem por isso passava o ano inteiro empinando papagaio. Até as crianças sabem respeitar as estações. Eu sei o que você está pensando: É... mas este meu outono está durando tempo demais! Não é fácil mesmo. Eu gostaria de te abraçar neste momento, mas a única coisa que posso fazer é orar para que as palavras que eu escreverei em seguida sejam úteis para lhe trazer algum conforto e lhe inspirar paciência. Eu creio que Deus vê as nossas vidas com muito cuidado e bem de perto. Ele não "deu corda" em nossas existências e foi cuidar de outros assuntos mais importantes. Como para um pai o assunto mais importante da Terra é o seu filho que sofre, para Deus a questão mais relevante do momento é você. Lembro de uma vez em que, brincando em um arrecife, pisei em um ouriço do mar. Dezenas de fragmentos ficaram dentro do meu pé. Era preciso tirá-los para que eles não infeccionassem. Meu pai me levou à uma farmácia onde havia um enfermeiro extremamente competente (e que para mim parecia ser muito mau). Papai me segurou enquanto o enfermeiro retirava um a um os pedaços de ouriço. Eu não queria aquilo, eu detestei, eu chorei muito, pedi ao meu pai que mandasse o enfermeiro parar de me machucar, mas ele em silêncio me fazia ver que tudo aquilo era necessário e só chorava comigo. Eu acho que Deus chora com você e eu queria chorar também... Calma, o outono vai passar, e em breve virá a primavera em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."