quarta-feira, junho 02, 2010

POR QUE CAEM OS GIGANTES?

Tenho feito esta pergunta a mim mesmo, nestes últimos dias, a luz de muita reflexão e observação, incluindo o momento espiritual pelo qual o nosso país está passando. Por que, de repente, uma pessoa que é um expoente na sua área de atuação tropeça a vista de todos? Passei então a analisar a vida de um grande gigante que caiu: o rei Saul. Certo dia, precisava acontecer a celebração de um culto a Deus, mas na ocasião não estava presente o sacerdote (1Sm 13: 8). O sacerdote demorou a chegar e após 7 dias de espera, Saul não se conteve, e ofereceu sacrifícios no lugar do sacerdote. Ao usurpar uma função que não era sua, o rei cometeu um “sacrilégio”. Arrogantemente, Saul tomou a coisa sagrada para si. Ele desejou o poder absoluto (era rei diante dos homens, mas não quis se submeter a autoridade de Deus), ocupando o lugar do sacerdote na oferta dos sacrifícios a Deus, Saul perdeu a sua comunhão com Deus. Um homem como Saul, sem o chamado e a preparação sacerdotal, não poderia estar no lugar da celebração dos sacrifícios a Deus. Isto era um sacrilégio, uma profanação que precisava ser julgada e punida. Ele ainda tentou se justificar perante Samuel: “...Fui forçado pelas circunstâncias...”(1Sm 13: 12, tradução livre do autor ). Mas o sacerdote de Deus o confrontou com a verdade: “Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou...”(1Sm 13: 13). Samuel qualificou o procedimento de Saul como uma tolice, uma loucura, uma imprudência. Não se fazem certas coisas, não se quebram certas regras impunemente. Ordem é necessária em qualquer atividade, pois o fim da hierarquia é o princípio da anarquia. Isto explica porque o rei Saul caiu. Rompendo a hierarquia espiritual estabelecida por Deus para Israel, ele vai descendo ladeira abaixo, pois quebrou voluntariamente a autoridade de Deus sobre a sua própria vida. Saul trouxe a anarquia para sim mesmo. O seu fim foi trágico. Os gigantes caem, não importando quem sejam,nem o que façam ou os talentos que possuam, ou o poder que exerçam, ou, até mesmo a espiritualidade que possuam. Se não vigiarem, os gigantes também caem... O que mais se ressalta é que Saul caiu por uma razão geral bem explicada na Bíblia: “Morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor...”1Cr 10: 13). Entretanto Samuel o visita e apresenta 3 motivos que explicam esta transgressão:
TEIMOSIA: é a insistência em um desejo fora da vontade de Deus. Há pessoas que são teimosas em manter suas posições, mesmo sabendo que estão erradas.
REBELDIA: a palavra que Deus concedeu a Samuel para classificar a rebeldia foi compará-la ao pecado de feitiçaria. O posicionamento da Bíblia é forte: cada vez que você se rebela contra Deus, contra Sua Palavra, contra Sua autoridade, isto não vem a ser uma coisa engraçadinha, uma questão de opinião ou escolha! Não! Cada vez que você se rebela, você se torna um feiticeiro, excluindo-se da graça de Deus.
DESOBEDIÊNCIA: Saul foi rejeitado porque não soube obedecer, não cumpriu o que o Senhor havia lhe ordenado. A derrota, a desgraça, a destruição, começa com desobediência. Certamente, por isso, a coisa mais importante na vida de qualquer pessoa é obedecer. Cuide em fazer a vontade de Deus, que Ele manterá seus gigantes de pé!!

2 comentários:

  1. A paz Lincoln, este texto é sério e revela o quanto pode ser prejudicial viver uma vida segundo a própria vontade e não segundo a o propósito que Deus estabeleceu para nossa vida.
    É certo que os gigantes caem... e por isso, devemos estar atentos as ordenanças de Deus, sabendo que se assim não o fizermos, sofreremos as consequências de nossas ações.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, Lincoln.
    Concordo com você quando diz que se vigiarmos podemos nos manter de pé. Minha oração é que possamos ser estar mais atentos a voz do Senhor, para que possamos abedecer "sempre e custe o que custar" pois, é certo que haverá recompensa da parte de Deus nisto. É melhor obedecer do que sacrificar. Deus continue te usando e te abençoando.

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."