quarta-feira, março 25, 2009

A PARÁBOLA DOS BALDES DE ÁGUA

Uma certa vez, um grande rei chamou alguns servos e explicou-lhes suas responsabilidades: “Vocês serão responsáveis por levar água para mim,” ele disse. “Carregarão água até o topo da colina em baldes de madeira. Somente em baldes de madeira, entenderam?”
Todos os servos responderam que haviam entendido e começaram a carregar água.
No começo, todos estavam contentes em usar os baldes de madeira como o grande rei havia mandado. Mas, com o passar dos tempos, alguns sugeriram que os baldes de madeira eram “antiquados”, e muitos começaram a usar outros tipos de baldes. Alguns fizeram baldes de ferro para si, enquanto outros começaram a usar baldes de bronze. Alguns raciocinaram que, como estavam a serviço do grande rei, deviam procurar honrá-lo corretamente. Então fizeram baldes de ouro decorados com jóias.
Logo depois, alguns dos carregadores de água mais pensativos, e fiéis a ordem do rei começaram a rever as instruções: “Nosso rei não nos disse que devíamos usar baldes de madeira?”, perguntaram-se. Então resolveram voltar às instruções originais e fazer as coisas exatamente como seu rei havia mandado.
Imediatamente foram ridicularizados, chamados de 'quadrados' e até perseguidos por aqueles que, há muito tempo, haviam abandonado a idéia de baldes de madeira, mas eles se mantiveram firmes e fizeram tudo que podiam para convencer todos os outros a seguirem seu exemplo. Era com grande alegria que eles carregavam água para o grande rei, da maneira que foram instruídos.
Em questão de dias era possível ver “o povo que foi fiel aos baldes de madeira” se reunindo para suas “reuniões de baldes de madeira”. Eles passavam o dia inteiro falando, pensando e cantando sobre baldes de madeira, mas sua maior alegria era citar as instruções do grande rei sobre os baldes de madeira.
Finalmente, após muitos anos, chegou o dia em que os servos tiveram que prestar contas ao grande rei pelos seus serviços. Um por um, aqueles que falharam em obedecer às instruções de levar água em baldes de madeira foram condenados pela sua falta de obediência. Por fim chegou a vez do “povo dos baldes de madeira” orgulhosamente exibiam seus baldes de madeira...
Você consegue imaginar a surpresa de todos, quando o grande rei disse: “Vocês não entenderam nada. Não estou interessado em baldes, seja de madeira, seja de qualquer outro material. Eu estou muito mais interessado em obediência. Eu instruí a todos trazerem água em baldes de madeira. Há muito tempo, mutos de vocês nem me trazem mais água”
Caro amigo, qual castigo será que o grande rei dará para aqueles que não obedeceram a sua ordem? E qual será a punição daqueles que nem água levavam mais?

As aplicações são evidentes. Para aqueles que servem ao Senhor Jesus Cristo hoje em dia é absolutamente crucial que obedeçamos cuidadosamente todos os mandamentos de Deus, até os detalhes.
Os apóstolos mandaram aos discípulos do primeiro século a aprenderem a não ultrapassarem o que está escrito (1 Coríntios 4:6), a falarem de “acordo com os oráculos de Deus” (1 Pedro 4:11) e a terem certeza de que “todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus” (2 João 9). No entanto, o grande rei da parábola, não estava interessado apenas em baldes de madeira , era a água dentro do balde que ele queria! E é assim com o Senhor Jesus Cristo; o que ele mais quer são os nossos corações. E apenas um certo tipo de coração irá agradá-lo: Um coração compungido e contrito (Salmo 51:16-17), submisso (1 Samuel 15:22-23), puro e reto (Miquéias 6:6-8). Então se você é uma pessoa com um balde de madeira, deve usá-lo. Mas se você quer a aceitação do Senhor, por favor não esqueça de trazer a água.

Um comentário:

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."