domingo, setembro 21, 2008

A ALMA MÍSTICA DOS EVANGÉLICOS NOS ÚLTIMOS DIAS

A igreja cristã no Brasil tem sido ameaçada nos últimos dias por inúmeros “ventos de doutrina”, grupos heréticos que usam principalmente a expressão “pentecostal”, como chamariz em seus cultos. Esses “novos pentecostais” pregam um evangelho completamente diferente do que recebemos e praticamos até hoje. O diabo não podendo impedir a marcha e o crescimento da verdadeira obra de Deus, tem se infiltrado em nosso meio, com pensamentos absurdos e com uma adoração, que diante do nosso Deus, é rejeitada. E são muitos os adeptos dessas heresias e dessa falsa adoração, eles parecem crer exatamente como cremos. No entanto, uma análise mais séria e cuidadosa de suas crenças, nos revelará que suas posições doutrinárias e sua adoração são completamente opostas ao verdadeiro cristianismo.
Hoje em dia, muitos cristãos que se autodenominam “pentecostais”, buscam adorar a Deus do modo que lhes convenha. Eles até admitem que procuraram uma igreja onde pudessem se sentir mais confortáveis e que fossem mais fiéis as Escrituras. Eles buscam formas de adoração que pareçam estimulantes e que lhes dêem satisfação. As igrejas se acomodaram buscando satisfazer os desejos dos adoradores. Mas onde está Deus em tudo isto? Por definição, a meta da adoração é agradar ao Senhor. Faz pouca diferença quão satisfeita às pessoas possam estar. A triste verdade, é que os pentecostais no Brasil, nunca conseguiram se livrar totalmente da influência do mundo em que viviam antes de conhecerem a Deus. Por muitos anos, desenvolveu-se um forte misticismo na mentalidade cristã brasileira e na sua maneira de ver e interpretar o poder do Espírito Santo. A verdadeira conversão implica em uma mudança espiritual e moral, mas não significa necessariamente uma mudança na maneira como a pessoa vê o mundo. Alguém pode ter sido regenerado pelo Espírito Santo e ainda continuar, por um tempo e não o tempo todo, a enxergar as coisas com uma visão ainda míope e esquálida. É o caso dos cristãos da cidade de Corinto, por exemplo. Alguns deles haviam sido impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, ladrões, avarentos, bêbados e maldizentes, todavia, haviam sido lavados, santificados e justificados em nome do Senhor (1Co 6:9-11), sem que isso significasse que uma mudança completa na mentalidade deles houvesse ocorrido. O mesmo ocorre com a mentalidade dos “pentecostais” hoje, eles são cristãos, mas suas almas ainda são místicas e carregadas de uma adoração interesseira. Não é errado gostar do Espírito Santo, mas é errado quando nossos gostos em sua adoração têm precedência sobre a vontade do Senhor, ou quando o foco da adoração está em nós mesmos. É errado quando adoramos com música de que gostamos, em vez de cantar louvores a Deus, como ele instruiu. É errado quando os sermões tratam dos nossos gostos em vez de refletirem a pura mensagem do Evangelho. Dê uma olhada melhor na sua adoração, e veja se ela agrada primeiramente a você ou se ela honra primeiro a Deus. Antes de passar às argumentações, precisamos deixar algo bem esclarecido: todas as tendências que identifico entre a mentalidade pentecostal que considero distorcida, como sendo uma herança do velho homem, no fundo, antes de serem mundanas, são realmente tendências da nossa natureza humana decaída, corrompida e manchada pelo pecado, que se manifestam em todos os lugares, e que tendências são essas? Vou falar sobre cinco:
1- Uma adoração excêntrica a bispos, apóstolos e profeta: A mentalidade imposta por estas heresias é de que a autoridade de um único homem sobre todo seu rebanho se deve ao fato dele ser um “ungido de Deus”, e que ele se encontra em um nível acima das pessoas normais, como se fosse revestido de uma autoridade, carisma e espiritualidade inacessível, que provoca a admiração e o espanto dos fiéis, infundindo respeito e veneração. A doutrina reformada do sacerdócio universal e o fim da distinção entre clérigos e leigos ainda é obscura para a alma destes “pentecostais”.
2- A idéia de que pastores são mediadores entre Deus e os homens: Essa mentalidade de mediação humana impregnou os “pentecostais” de tal forma, que até entre as igrejas chamadas de históricas, os fiéis adeptos do movimento pentecostal, agem como se a oração do pastor fosse mais poderosa do que a deles, e como se os pastores funcionassem como mediadores entre eles e os favores divinos. Essa visão distorcida e contrária ao cristianismo vem sendo cada vez mais explorada por setores neopentecostais, a julgar por práticas já assimiladas como: “oração dos 318”, “prece poderosa com óleo da unção”, “toque ungido da irmã fulana”, “o sopro e o cair no espírito”, etc.
3- O misticismo supersticioso no apego a objetos sagrados: Hoje, há um crescimento espantoso entre setores evangélicos do uso de: copo de água, rosa ungida, sal grosso, pulseira abençoada, pente santo, peças de roupas e fotos de entes queridos, oração no monte, no vale, óleo de Jerusalém, água do rio Jordão, cruz do 7° dia... É infindável e sem limites a imaginação desses líderes, culpa disso é a credulidade do povo. Esse fenômeno só pode ser explicado, a meu ver, por uma veneração absurda a objetos inanimados que está impressa na alma de pessoas que se declaram “pentecostais”, sem ao menos conhecer aquele que enviou o seu Espírito para que fossemos suas testemunhas.
4- Separação entre o santo e o profano: Os evangélicos aprenderam durante anos a não misturar as coisas: sagrado é aquilo que fazemos na igreja, e profano é aquilo que está relacionado ao trabalho, aos estudos, aos parentes e amigos que não professam a mesma fé que a nossa, etc e tal. E se crê dessa maneira, porque assim lhes foi ensinado. Falta aos cristãos uma mentalidade que integre a fé as demais áreas da vida, conforme a visão bíblica. Numa cultura permeada pela idéia do “jeitinho brasileiro” e pelo “levar vantagem em tudo”, não há como uma visão integral e verdadeira surgir e prevalecer, a não ser por uma profunda reforma na mentalidade dos evangélicos. Hoje em dia se banalizou a verdade sobre o que é santo e o que é profano na adoração e na nossa maneira de enxergarmos o mundo espiritual, muitos estão adorando a Deus de maneira que ele nunca autorizou, e achamos que isso é santo, aceitamos as mudanças que penetraram através dos séculos, sem compararmos com o que diz as Escrituras, e nem percebemos que isso é profano. Onde Deus indica que ele quer igrejas que tenham cultos devotados a prosperidade ou a libertação de demônios? Adoração não autorizada é visão profana.
5- Somente pecados sexuais são realmente graves: A nossa cultura evangélica se encarregou de criar uma lista de atitudes consideradas de pecadinhos e pecadões. Dessa forma, enquanto se pode aceitar a mentirinha, a fofoca, a falta de compromisso, etc. O adultério se tornou imperdoável. Nas igrejas onde se sabe pela Bíblia que todo pecado é odioso e quem guarda toda a Lei de Deus e quebra um só mandamento é culpado de todos, é raro vermos um fiel ser disciplinado, corrigido, admoestado, destituído ou despojado por pecados como: mentiras, preguiça, orgulho, vaidade, fofoca, entre outros. As disciplinas eclesiásticas acontecem apenas por pecados de natureza sexual como: adultério, prostituição, fornicação, pornografia, homossexualidade, etc. Temos de trazer cativo a Cristo, todo pensamento, e não somente os nossos pecados, mas nossa visão sobre o que é adoração e nossa alma também. Um homem não pode cometer adultério de vez em quando e declarar que o resto do tempo é fiel a sua esposa. Assim também um homem não pode ser infiel a Deus de vez em quando e adorá-lo no fim de semana como se nada tivesse ocorrido. Adoração interesseira, não autorizada ou meramente exterior, Deus rejeita, visão espiritual herética e alma com forte conteúdo místico também.

Quando vejo o retorno de grandes massas, ditas evangélicas, as práticas místicas (como usar objetos “ungidos e consagrados”), procurando para si bispos e apóstolos, imersos em práticas supersticiosas, me pergunto se ao final das contas o “neopentecostalismo brasileiro” não é na verdade um filho da feitiçaria medieval, uma forma de “neobruxaria” tardia, que surge e cresce em nosso país, onde até os evangélicos possuem uma alma mística?

“Eis que dias virão, diz o Senhor Deus, em que fome sobre a terra enviarei, mas não de pão; nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.” Amós 8:11

5 comentários:

  1. gostaria de conhecê-los melhor.
    creio realmente que a boca dos santos estão sendo tapadasimpedindo que eles exerçam seus ministérios segundo Emnfésios 4.
    meu e-maik:pr.ageu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. DEUS e um DEUS de relacionamento se o seu comentario e fruto de relacionamento com ELE parabens agora se fruto de um julgamento da sua alma.............., tem muita coisa ainda e ser mudada por DEUS nas igrejas evangelica(pentecostal,tradiçional,neu-pentecostal etc) mas o apostolo Paulo bem disse uns estao pregando por proveito proprio outros para se vangloriar outros por enveja mas o que emporta e que o evagelho seja pregado,tenho 52 anos nao sou pastor nao bispo nao sou nada disso venho da 4 geraçao na familia de evangelico e sei o que ja sofrir, hoje ta muito bom

    ResponderExcluir
  3. Ainda tem os que fazem a difernça no meio pentecostal.
    Os verdadeiros adoradores adoraram o pai em Espirito e em verdade.
    ainda existe aqueles que guarda a sã doutrina.

    ResponderExcluir
  4. Embasado nas palavras de Shaul em sua epístola aos Gálatas 6:7, e por uma repugna espiritual que sinto nessas reuniões neopentecostais,tenho buscado de contínuo a DEUS em orações para que eu realmente alcance o 'novo nascimento em Cristo Jesus'.
    Louvo a DEUS poe ter-me feito encontrar esse 'site' e ver que há, ainda, verdadeiros adoradores sobre a face da terra.
    Parabéns por cumprir á vontade de DEUS e compartilhar tudo o que lhes for revelado pelo Espírito de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome: Wanderley Oliveira
      e-mail: wanderleydeandradinaspbr@gmail.com

      Excluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."