domingo, setembro 21, 2008

ANÁLISE DOS TEMPERAMENTOS HUMANOS

O TEMPERAMENTO INFLUÊNCIA TUDO QUANTO VOCÊ FAZ
O temperamento é o conjunto básico de nosso ser, é a combinação de diferentes características, que nos são transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente controlam nosso procedimento. Devido à diferença dos temperamentos, as pessoas poderão ter reações ou comportamentos diferentes diante da mesma situação.
O temperamento influência tudo quanto você faz, desde os hábitos de sono, o método de estudo, o estilo de alimentação, a maneira como você reage no trânsito e até a maneira como você se relaciona com as outras pessoas. Humanamente falando, não existe outra influência em sua vida que seja mais poderosa que seu temperamento. Eis por que é tão essencial conhecer seu temperamento e ser capaz de analisar os temperamentos de seus semelhantes, não a fim de condená-los ou julgá-los, mas para que você possa maximizar seus potenciais e capacitá-los a fazerem o mesmo.
Certa vez ouvi, sabiamente, alguém dizer: “nas melhores pessoas encontramos os maiores defeitos e nas piores pessoas, as maiores qualidades.” Conhecer nosso próprio temperamento é fundamental para que possamos buscar um crescimento positivo de nossas atitudes advindas do temperamento e o fortalecimento das nossas qualidades.
O âmago de uma teoria sobre esses tipos de temperamento que afetam todos os seres humanos foi concebido pela primeira vez por Hipócrates, há mais de dois mil e quatrocentos anos, e dividem as pessoas em quatro categorias, que ele chamou de: SANGUÍNEOS, MELANCÓLICOS, COLÉRICOS E FLEUMÁTICOS. Cada tipo de temperamento tem tanto pontos fortes quanto fracos, e que serão uma parte distinta de sua formação por toda a vida. As descrições que se seguem sobre os quatro temperamentos fundamentais o introduzirão a esses quatro tipos diferentes de pessoas. Sem dúvida você identificará vários de seus amigos em uma ou outra dessas classificações, e se você examinar com cuidado poderá até mesmo descobrir alguma característica que o fará lembrar-se de sim mesmo:

SANGUÍNEO: O sanguíneo é uma pessoa calorosa, animada, e de fácil convivência. Receptivo por natureza, as impressões externas encontram facilmente o caminho de seu coração. Sentimentos, em vez de pensamentos, influenciam em suas decisões. No momento em que as pessoas entram em uma sala, ele tende a elevar o ânimo de todos, por meio de sua conversa exuberante e de seu humor. Ao sanguíneo nunca faltam amigos, pois, possui algumas qualidades que são típicas de seu temperamento: Comunicativo, entusiasta, afável, simpático, compreensivo, bom companheiro. A habilidade de responder a outras pessoas é instantânea, assim como sua habilidade para inventar histórias, sua espontaneidade em cumprimentar as pessoas, deriva-se basicamente de seu amor genuíno por elas. Mas os sanguíneos, como qualquer outro temperamento, possui pontos fracos: As pessoas sanguíneas são notoriamente desorganizadas, raramente planejam as coisas com antecedência, poucas vezes tiram proveito dos erros passados, são extremamente egoístas e teimosas, odeiam algo que exija deles perfeccionismo, são pessoas fáceis de serem manipuladas, devida sua consciência fraca, são em geral mentirosos, enganadores, medrosos e inseguros, são tão faladores, que por vezes se tornam chatos.

MELANCÓLICO: Dotado de uma natureza emocional muito sensível, ninguém obtém maior conhecimento em artes do que o indivíduo de tendência melancólica. É um amigo bem fiel, mas não os faz com facilidade. Raramente procura conhecer novas pessoas, sua excepcional habilidade analítica leva-o a diagnosticar com exatidão os obstáculos e perigos de qualquer projeto do qual esteja participando. O melancólico tem fortes tendências perfeccionistas, e esta qualidade quando somada a sua habilidade analítica o torna um grande “caça-detalhes”, quando se ocupa em alguma tarefa, trabalha acompanhando o relógio para satisfazer prazos e padrões, pois, em geral os melancólicos são habilidosos, minuciosos, sensíveis, idealistas, leais e dedicados. Mas qualquer um que já tenha trabalhado com um melancólico, pode prever que sua primeira reação, diante de qualquer coisa, será negativa ou pessimista, e essa é a característica que limita as realizações profissionais dos melancólicos mais do que qualquer outro fator, pois, são egoístas, acuados, confusos, anti-sociais, inflexíveis, se julgam auto-suficientes demais, por isso raramente admitem seus erros. Uma das mais proeminentes características dos melancólicos diz respeito as suas mudanças de humor. Em algumas ocasiões eles são tão brincalhões que agem como se fossem indivíduos sanguíneos, mas em outras ocasiões possuem fortes atitudes negativas. Devido a estas constantes mudanças de humor e de suas atitudes negativas, são pessoas extremamente solitárias no mundo social.

COLÉRICO: O colérico é uma pessoa de atitudes rápidas e práticas. Dotado de um forte gênio, vem a ser uma pessoa independente e com opiniões fortes, a semelhança do sanguíneo, o colérico também é extrovertido, mas não com a mesma intensidade. O colérico não se deixa assustar pelas adversidades, pois, sua determinação permite-lhe obter sucesso onde outros falharam. A natureza do colérico é a parte menos desenvolvida de seu temperamento. Ele não se simpatiza facilmente com os outros, quase sempre é sarcástico, prepotente e iracundo. O colérico dedica-se quase exclusivamente aos aspectos práticos da vida, para ele tudo é considerado a luz da praticidade. Tem uma mente voltada a organização e a desafios, são na maioria das vezes enérgicos, resolutos, práticos, eficientes, decididos e audaciosos, embora os coléricos sejam pessoas extremamentes hostis. Os indivíduos coléricos podem causar dor e sofrimento a outros, pois, são pessoas de pavio curto e de atitudes explosivas. Ninguém profere comentários mais mordazes do que um colérico, são muito mais perigosos com seu sarcasmo, do que com uma arma de fogo na mão. A bondade humana não faz parte dos indivíduos coléricos. Eles são os menos afetuosos de todos os temperamentos. Sua rigidez emocional poucas vezes permite-lhe lágrimas, geralmente eles param de chorar com doze anos, e não compreendem quando outras pessoas são levadas as lágrimas. Os coléricos são pessoas muito eficazes, quando trabalhado seus pontos fracos.

FLEUMÁTICO: O fleumático é o indivíduo calmo, sem tensões, que quase nunca se turba ou se torna irado. É o tipo de pessoa com quem é mais fácil caminhar junto, e, por natureza, é o mais fácil de todos os temperamentos para relacionar-se. O fleumático possui uma grande combinação de habilidades que o capacitam, são em sua maioria: cumpridores de deveres, eficientes, conservadores, práticos, diplomatas, estudiosos e bem humorados, habitualmente evita a violência. O fleumático tende a ser um espectador da vida, e tenta não envolver-se muito nas atividades alheias. Os fleumáticos raramente saltam antes de olhar, eles são pensadores e planejadores. Seu trabalho sempre traz a marca da arrumação e da eficiência. O fleumático possui uma grande capacidade de fazer as pessoas trabalharem juntas e produtivamente, e de maneira organizada. A mais óbvia das fraquezas do fleumático é a sua aparente falta de impulso. Poucas vezes instigam uma atividade, mas pensam ou apresentam desculpas para evitar envolver-se nas atividades de outras pessoas. Nenhum temperamento é mais teimoso do que o fleumático, quase nunca se confrontam com outra pessoa. O temor impede que os fleumáticos tomem decisões que exijam um maior grau de responsabilidade, pois, são em sua maioria temerosos, indecisos, contemplativos demais, desconfiados e desmotivados.

Agora que você já foi apresentado aos quatro temperamentos básicos, você precisa aprender uma coisa importante: eles nunca mudam. Saiba que os genes de seus pais se combinaram pra fazer de você um Colérico, ou um Melancólico, ou um Sanguíneo ou um Fleumático, e você nunca será de outro jeito, pois, seu temperamento é uma parte de você enquanto viver. Mas podemos usá-los sabiamente e com o controle do Espírito Santo, de maneira tal que até o que parece defeito, passe a ser virtude. Embora cada temperamento tenha seus pontos fortes e seus pontos fracos, Deus nos usa como somos, veja estes exemplos bíblicos:

O Apóstolo Pedro era sanguíneo: O sanguíneo tem o “sangue quente” (não confundir com atitudes explosivas de raiva), e as falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração. Ele exibia um intenso calor em suas emoções, que suas ações se tornavam dinâmicas. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava a Jesus intensamente e era o seu companheiro de todas as horas (Mt 17:1; Jo 21:17). Demonstrava publicamente suas emoções para com o Senhor (Lc 5:1-11; Jo 6:69). Era desinibido e sincero (Lc 5:8). Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo as emoções de seu coração (Mt 14:28-29; Jo 18:10). Submetendo suas fraquezas ao senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o capacitou (At 5: 9-10). Através do livro de Atos dos Apóstolos, podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades que se realçam em poder nas palavras (At 2:14-40), constância (At 3:1), coragem (At 4:13), sabedoria (At 4:19-20), alegria (At 5:41), humildade (At 10:25-26), amor (At 10:21-28), amabilidade (At 11:2-18), fé (At 12:6-11), paciência (At 12:16) e liderança (At 15:7).

Moisés era Melancólico: Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuir este temperamento, mas o mais destacado foi sem dúvidas Moisés. Ele era talentoso (At 7:22); abnegado (Hb 11:23-27); perfeccionista (e Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei e do Tabernáculo) foi leal e extremamente dedicado (Ex 32:31-32). Mas Moisés sofria de complexo de inferioridade, que trazia à tona todas as fraquezas de um melancólico (Ex 3:11-13; Ex 4:1-13). Muitas vezes se deixava dominar pela depressão (Nm 11:11-15). O seu encontro com Deus no Monte Horebe e a freqüente busca da Sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito de Deus, e se tornou não só em um líder destemido, mas no homem mais manso da Terra (Nm 12:3). Quando suas virtudes sobrepuseram seus defeitos, ele se transformou no grande legislador de Israel.

Paulo era Colérico: A principal qualidade do colérico é a sua força de vontade e a sua coragem em contestar os erros, e isso faz dele uma pessoa enérgica, eficiente, resoluta e um líder cheio de audácia e otimismo. O apóstolo Paulo foi portador desse temperamento notável. O livro de Atos dos Apóstolos e as cartas que o apóstolo Paulo escreveu nos revelam isto, veja exemplos como em: At 14:19-24; Gl 1:10 e 15-18; Fp 3:10-14. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo, antes de conhecer o poder transformador do Espírito de Deus, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado (At 9:1), insensível (At 7:58-59), astucioso e prepotente (At 9:2). Ele mesmo testificou de si em 1Tm 1:12-13, porém, com a plenitude do Espírito de Deus, ele se tornou um líder tão apto, que foi capaz de escrever várias cartas as igrejas de sua época, exortando-as a viveram uma vida de santidade e contestando seus pecados.

Abraão o Fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado (Gn 13:8-9), leal, calmo e eficiente (Gn 14:14-16), cumpridor de seus deveres (Gn 14:1422-24). Deus o provou em todas as Suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Sobre ele disse Deus: “Eu o tenho conhecido” Gn 18:19. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento de sua vida espiritual e sua submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade (Hb 11:8-9), do medo (Hb 11:17), e acabou sendo fortalecido na fé (Gn 22:8). Apesar das fraquezas de seu temperamento, ele se deixou ser direcionado por Deus, e isso fez dele um dos maiores homens que já viveu.

A pessoa imatura se deixa dominar ou ser influenciada pelos aspectos negativos do seu temperamento. Muitas situações difíceis no lar, no trabalho e mesmo na sociedade, são criadas por desconhecermos nossas fraquezas e não aceitarmos uma mudança em nossas atitudes, e isto é falta de domínio próprio. Todos devemos saber que não somos perfeitos, contudo, não podemos desanimar, temos apenas que crescer no amadurecimento de nossas vidas, pois, todas as pessoas se enquadram em um desses tipos de temperamento, e Deus usa a todos nós, como nós somos. Ele precisou do colérico Paulo, pois, este teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: “... estou falando daquele Jesus que vocês crucificaram, e que não ficou no túmulo, mas ressuscitou dos mortos.”, assim como também precisou do fleumático João, que tratava a todos com palavras doces como: “... filhinhos... amados...” É importante notar que Deus não mudou o temperamento deles, mas os direcionou, e isto fez deles bênçãos. E é exatamente isto que Ele quer fazer com você. Deus quer usá-lo como você é...
Se você é sanguíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do Reino de Deus. Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade no Reino de Deus. Se você é colérico, use toda sua audácia e coragem para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar sobre o Cristo crucificado, mas ressurreto. Se você é fleumático, use sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que só vive no ódio, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós.

Lembre-se que a saída correta de qualquer crise, apesar do nosso temperamento, é a direção de nosso olhar. Se olharmos somente para o problema, responderemos de acordo com o nosso temperamento. Se, entretanto, olharmos para Deus, responderemos de acordo com o Seu amor, portanto, não importa qual seja o seu temperamento, tenha sempre consigo estas regrinhas básicas e você verá como é fácil descomplicar a vida:
• Sintetize suas idéias e acabe com o diálogo fútil, concentre-se apenas nas prioridades.
• Aprenda a colocar um ponto final em conversas inúteis.
• Seja um facilitador, no mundo já temos bastante complicação.
• Solução complexa não indica sabedoria, simplicidade sim.
• Honestidade revela simplicidade, e isto agrada qualquer um.
• Pense antes de agir e fale apenas se puder melhorar o silêncio.
• Seja claro, gentil e simples, você verá como isso facilita tudo.
• Ser enrolado, confuso, teimoso, desorganizado, indisciplinado e mentiroso só complicará a sua vida e a dos outros.
• Seja sempre amigo, pois, inimigos, sempre iremos ter.

E não se esqueça: “Um sábio apenas dá o conselho, você que resolve se quer segui-lo ou não” (Autor desconhecido).

22 comentários:

  1. olá! só quero saber onde na biblia tem 1º pd 05:41, e os capitulos 10,11, 12,14 e 15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continue sempre nessa caminhada pois,tem um velho ditado que,quem te viu passar na prova e não te ajudou,quando ver você na bencão vão se arrenpender vai esta entre a plateia e você no palco vão olhar e ver jesus brilhando em você Amém abençoado...

      Excluir
  2. oi gostaria de descobri o meu teperamento com um teste onde encontro esse teste obrigada

    ResponderExcluir
  3. goste muito!ja li o livro do pr.Tim larraye,so acho que nossos temperamentos sao definidos pelo nosso signo e ascendente,mas concordo com tudo e aprendi mais.

    ResponderExcluir
  4. oi tenho um filho que esta me deixando louca ele so tem 2 anos e 3 meses e tem um temperamento muito forte ele nao para um minuto e muito teimoso desobediente sempre temos que falar para ele que n pode e ele sempre faz so apronta o tempo todo nao sei qual atitude tomar com ele por favor se vcs tem alguma ideia vai ser bem aceita de coracao obrigado meu email e monicaique@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ore por esta criança sempre para deus lhe dominar o temperamento. pois ele pode fazer isto.

      Excluir
  5. olá querido(s)irmão(s)em cristo.Estou namorando a um ano comum moça de temperamento fleumatico,le a materia acima e mea briu mais horizontes a respeito disso,mas,eu já tinha conhecimento desse temperaemnto em uma palestra na meu g.o eme ajda um pouco até hoje.Pensei antes em terminar mas ela ñ sabe dissopersisto porque de fato estou aprendendo e persistindo em a ama-la.tomo posse da graça de Deus pq antes de namora-la orei com um irmão do g.o para descernir se era ou ñ vontade de Deus e então se confirmou.por isso gostaria se vcs podessem darme mais orientações a luz de Deus como vivenciar um namoro com uma pessoa como ela,visto comosou melancolico como temperamento,que orientação em oração e relação humana viver este namoro no senhor Jesus.Obrigado pela atenção,Deus o(s)abençoe(m)Amem.Aguardo resposta por meu emdereço:cadusacrart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. pr.nassailtonmendanha@hotmail.comsegunda-feira, abril 19, 2010

    oi acredito que estes estudo sobre os temperamentos, deveriam ser ministrados em escolas;E ate mesmo em igrejas para uma melhor compreenção, de quem somos nos? precisamos nos conhecer melhor para também servir-mos à cristo melhor, e com mais fidelidade, muito bom amei, Pr. Nassailton mendanha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber se pode me informar o nome do livro q fala sobre esta analise dos temperamentos, pois ja vi este livro, mas nao me lembro o nome. Favor enviar resposta para psicobine@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. ceclia ornelas duraes rezendequarta-feira, julho 27, 2011

    gostei muito dessa fonte de pesquisa e´muito bem esplicada. precisei fazer uma pesquisa pra a escola biblica e gostei muito dessa fonte.obrigada pela vida vcs .sou da igreja batista em sobradinho df meu endereço cecilia14481@live.com

    ResponderExcluir
  9. Minha questão é mais puramente religiosa na questão da adoração, e quando digo religião estou tentando expressar o religare no x da questão. Pois hoje com as aberturas de dispositivo nos cultos de adoração vemos verdadeiros animadores de palco no que diz se mexer com a massa ai ja tem aquela questão de pega na mão do seu irmão diz isso para o seu irmão, vai pra direita, vai pra esquerda, balança a cabeça da um pulinho na cabeça do inimigo, tem coisas que acho absurdas mais não tenho nada contra e respeito a cada um na sua individualidade, o que me intriga e só uma questão que na minha concepção tem haver com os tipos de temperamento no artigo citado e que achei de grande relevância, ai vai minha pergunta se eu não agir com o fervor aparente que eles querem ou se deixar de repetir algumas das frases que eles ditam, eu serei amaldiçoado e não receberei a benção? Pois hoje estamos sendo forçados a agir dessa forma cade a espontaneidade que todo temperamental tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu támbem não curto a recreação que rola nos cultos, mas dizem que é para espantar o sono e a dispersão, evolvendo a todos, eu acho até válido, mas só faço o que sinto de fazer!

      Excluir
    2. "Fervor aparente" é uma expressão perfeita para descrever essa palhaçada que tomou conta de grande parte dos cultos evangélicos. Acho até que a grande maioria dos evangélicos, hoje em dia, nem sequer entende o que vem a ser a oração. Acham que quanto mais alto o tom de voz, maior é a fé... Coitados.

      Excluir
  10. amei esses ensinamentos pude saber o quanto preciso ser tocada pelo espirito santo

    ResponderExcluir
  11. boa tarde lendo o temperamento acima vinque o meu temperamento é fleumatico pois eu tento não sai da graça mas o meu pastor que esse tipo de pessoa quando explode são bem pior gostaria que me ajudasse em oração tambem pela minha filha que e uma benção obrigada fica na paz rose

    ResponderExcluir
  12. boa tarde lendo o temperamento acima vinque o meu temperamento é fleumatico pois eu tento não sai da graça mas o meu pastor que esse tipo de pessoa quando explode são bem pior gostaria que me ajudasse em oração tambem pela minha filha que e uma benção obrigada fica na paz rose

    ResponderExcluir
  13. boa tarde lendo o temperamento acima vinque o meu temperamento é fleumatico pois eu tento não sai da graça mas o meu pastor que esse tipo de pessoa quando explode são bem pior gostaria que me ajudasse em oração tambem pela minha filha que e uma benção obrigada fica na paz rose

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz, Bom dia. Gostei muito do artigo muito interessante, me edificou muito e abri meus olhos para uma realidade pouco conhecido por min mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se é possível a pessoa ter uma combinação de dois temperamentos..Shaloom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Um indivíduo tem sempre mais de um temperamento, porém há sempre aquele que temperamento que é predominante. Ex: Uma pessoa pode ser 60% Fleumatico e 40% sanguíneo.

      Excluir
  16. Gostaria que você enviasse esse post para o meu e-mail gabsou-11@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."