ARQUIVO DO BLOG

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

A ARTE DE USAR DESCULPAS ESFARRAPADAS

Deus quer que todo o crente seja um ganhador de almas. "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura", foi uma das últimas ordenanças de Cristo. Apesar deste desejo de Deus, muitos crentes dão desculpas para não evangelizar. Evangelizar é mais que um dever: é um gigantesco privilégio. Privilégio que não foi dado aos anjos. Privilégio que Cristo enfatizou em cinco comissões: Mt 28.19 e 20; Mc 16.15: Lc 24.47-49; Jo 20.21 e At 1.8. Privilégio de responder afirmativamente à grande pergunta de Deus: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Is 6.8). Desfrutar deste privilégio é uma atitude sábia: “O que ganha almas é sábio” (Pv 11.30). Apesar disso, muitos têm dado desculpas. São desculpas que não se desculpam:

1-"Não tenho dom". Essa é uma das desculpas mais usadas. Não se pode confundir o dom ministerial do evangelista (Ef 4.11) que é só para alguns, com a responsabilidade que cada crente tem de falar de Cristo. Para falar de Cristo é necessário ser nascido de novo. Um exemplo clássico é o da mulher samaritana que ao conhecer a Cristo correu para falar aos seus sobre Jesus. Quem teve uma experiência pessoal com Cristo já tem algo para transmitir.

2-"Sou tímido demais". O apóstolo Paulo escreveu: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2Tm 1.7).

3-"Já tenho cargo na Igreja". Nenhum cargo na Igreja tira a sua responsabilidade de resgatar uma vida do inferno. O que você vai dizer quando chegar diante do tribunal de Cristo? Deixei de falar de Cristo por causa do meu cargo?…“ Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei” (Ez 3.18).

4-"Não tenho tempo". Quem dá essa desculpa provavelmente pensa que pode compensar sua falta de tempo, participando da evangelização organizada pela Igreja local. Fazendo isto, pensa estar livre da responsabilidade de evangelizar. E os seus parentes, vizinhos, amigos, colegas de trabalho…? Quem quer realmente evangelizar não fica somente esperando as oportunidades aparecerem, mas cria as oportunidades de evangelização. “Pregue a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2).

5-"Sou dizimista". São aqueles que dizem: meu dízimo evangeliza por mim. Sem dúvida alguma, as contribuições ajudam a expandir o Reino de Deus na terra. Apesar disto, aquele que contribui continua com a responsabilidade e privilégio de falar de Cristo. Quem dá esta desculpa está como que dizendo: "eu pago para outro fazer por mim". Observe o grito de Pv 24.11: “Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Não dê desculpas, evangelize!

6-"Não sei falar". Esta foi a mesma desculpa que Moisés deu (Ex 4.10). Existe uma linda promessa bíblica que destrói essa desculpa: “Mas quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós” (Mt 10.19 e 20).

O que fazer? Continuar dando desculpas? Ou realizar a maior de todas as tarefas: Evangelizar. Lembre-se que quando Jesus nos deixou Seu "Ide", também disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Portanto temos o conforto, habilidade e o poder do Espírito para juntos, realizar esta grandiosa tarefa. Vamos lá! “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9. 4).

3 comentários:

  1. Quando ainda na ignorância do evangelho já usei desculpas principalmente: Não tenho o dom, o que vou falar? não tenho tempo e por ai vai.
    o verdadeiro ponto é que vemos somente nossas fraquezas como simples homem e esquecemos de valorizar o verdadeiro motivo de nossa existência(Adoração). Aquele que der testemunho de Mim perante os homens, Darei testemunho dele perante o Pai.

    ResponderExcluir
  2. Porque quando Deus nao responde, nao fala ou nao age os crentes tem sempre uma desculpa pra isso?
    " Deus nao fala, nao responde, nao age porque: nao é tempo de Deus, Deus age no silêncio, vc está em pecado. Parecem os amigos de Jó.

    ResponderExcluir
  3. Porque quando Deus nao responde, nao fala ou nao age os crentes tem sempre uma desculpa pra isso?
    " Deus nao fala, nao responde, nao age porque: nao é tempo de Deus, Deus age no silêncio, vc está em pecado. Parecem os amigos de Jó.

    ResponderExcluir

"QUE GRATA FELICIDADE, SABER QUE VOCÊ NOS VISITOU E NOS DEIXOU UM COMENTÁRIO, ASSIM QUE POSSÍVEL LHE RESPONDEREI COM O MAIOR PRAZER, POR FAVOR DEIXE-NOS SEU E-MAIL SE ASSIM PREFERIR. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...FIQUE EM PAZ...JESUS TE AMA..."